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Hotelaria: saiba por onde começar

Atualizado: 11 de dez. de 2019

A aposta no crescimento do faturamento do setor hoteleiro é grande. Segundo o MTur, o grau de otimismo entre os hoteleiros em diversos aspectos demonstra que o mercado reagirá com um investimento massivo principalmente na região sudeste.



Escolheu entrar para o time de hoteleiros e não sabe por onde começar? Confira 6 passos para organizar seu projeto.


Elabore um plano de negócios


Que os empreendedores são conhecidos por serem destemidos e gostarem de correr riscos nós sabemos, mas para ter sucesso, é preciso aprender a calculá-los.

Analise e crie propostas de como seriam os processos do seu negócio. Como será o operacional? Conhece o mercado consumidor? Quem são seus concorrentes? Obtenha informações sobre seus futuros clientes, quem são, o que procuram, como agradá-los.

Pense em qual será o investimento, em quanto tempo será possível recuperar o investimento. Quanto mais claras forem as ideias, maior a chance de sucesso.


Formalize a abertura


Tem um plano de negócio pronto, e agora? Formalize a abertura do seu hotel! Veja o que você precisa providenciar:

1. Faça o registro na Junta Comercial da sua cidade (equivale a certidão de nascimento da sua empresa);

2. Solicite o alvará de funcionamento e a Inspeção do Corpo de Bombeiros;

3. Obtenha sua inscrição Municipal e, se for vender produtos, sua inscrição Estadual.

4. Cadastre sua empresa na Previdência Social;

5. Registre seu empreendimento hoteleiro no Cadastur do Ministério do Turismo.


Crie um perfil


Espere! Esse não é o perfil das redes sociais. Crie um perfil em relação ao que você pretende oferecer para seus futuros hóspedes. É importante ter diferenciais em relação aos concorrentes para poder se destacar e alcançar o sucesso esperado.

Faça uma pesquisa do que é possível oferecer para que seus hóspedes tenham a melhor experiência em hospitalidade. Leve em consideração o tipo de empreendimento que você decidiu abrir: hotel de lazer, eco resort, hotel fazenda, hotel executivo, etc. Leia mais sobre o assunto.


Aposte no marketing


Já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio? Pois é! Conheça seu público-alvo e invista pesado em vender seu serviço.

Uma grande parte dos turistas preferem realizar suas pesquisas e compras diretas de hospedagem pela internet. Tenha presença nas redes sociais e conte com soluções especialistas em vendas. Lembre-se de que seus hóspedes podem ser também seus promotores, procure agradar! Veja o que você pode começar a fazer agora.


Conte com bons profissionais


Qual o maior patrimônio das empresas? Engana-se quem pensa nos bens, instalações, clientes e parceiros. O maior patrimônio das empresas são os colaboradores! De forma especial, na hotelaria são eles quem têm o contato mais direto com seus consumidores.

Invista num bom processo de recrutamento e seleção. Seus colaboradores precisam estar alinhados à missão e valores da empresa, mas eles só estarão se você também estiver.

Faça com que os profissionais desejem trabalhar no seu hotel.

Agregue um plano de treinamento para desenvolver as habilidades técnicas e humanas dos seus funcionários, eles são seus primeiros clientes e, também, seus promotores. Promova um clima agradável no ambiente de trabalho, avalie e motive constantemente.


Invista em equipamentos


Busque fornecedores especializados. Os equipamentos de uso doméstico podem, provisoriamente, sanar sua necessidade, mas não garante a otimização das rotinas.

Aproveite as feiras do setor para conhecer quem entende do assunto e escolher soluções que melhor se adequem à sua necessidade. Alguns equipamentos precisam ser adquiridos antes de abrir as portas do seu hotel. Preocupe-se em oferecer a melhor estrutura e os melhores serviços.

Leia nosso post sobre a Equipotel, o evento sinônimo de hospitalidade.

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