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Vai fotografar seu hotel? Veja 5 dicas para acertar em cheio

Atualizado: 11 de dez. de 2019

Já notou que, basicamente, as redes sociais de maior audiência têm como suporte a fotografia? E que os posts com maior taxa de engajamento têm imagens? Pois é! A questão é que os canais digitais de venda precisam de uma vitrine virtual: você precisa vender seu serviço, seu diferencial e a forma mais assertiva é por meio das fotos, por isso, as imagens precisam, mais do que nunca, falar mais do que mil palavras.


Para lhe ajudar, preparamos algumas dicas para você planejar e organizar a fotografia do seu hotel!


Selecione e prepare os ambientes a serem fotografados


Pense nesse momento o que você quer mostrar para seus potenciais hóspedes. Há coisas que, obrigatoriamente, você precisa selecionar. Sugerimos essa sequência:


1. os quartos;

2. os banheiros;

3. a recepção;

4. a fachada;

5. as amenidades (shampoo, sabonetes, toucas de banho, etc). Elas agregam valor ao seu serviço;

6. o café da manhã;

7. a piscina e outras áreas de lazer;

8. a academia.


Não se preocupe na quantidade de espaços que você tem para fotografar, é bem mais importante que as fotos sejam fiéis ao que você oferece.

Retire objetos espalhados e aquela passadinha na roupa de cama pode evitar fotos com lençóis amassados. Lembre-se: você está compondo a sua vitrine! Ambientes com portas ou divisórias podem ser fotografados com portas abertas e fechadas, há ainda mais possibilidades.



Apartamento de hotel
Foto: FreePik

Escolha o dia e o período certo


A não ser que o seu hotel seja de lazer e você queira mostrar toda a diversão que seu negócio pode proporcionar aos hóspedes, nós sugerimos que você escolha um dia tranquilo, com menor taxa de ocupação.


Pense também no período do dia: iluminação natural é tudo e pode lhe render lindas e variadas fotos. Se você tem um espaço externo que queira mostrar, aposte no que os fotógrafos chamam de golden hour, também conhecida como hora dourada, esse é um dos períodos mais apreciados pelos fotógrafos. Ocorre, aproximadamente, uma hora antes e uma hora depois do nascer e pôr do sol.



Golden Hour
Foto: Unsplash

Inclua pessoas nas fotos


Antes de fazer isso, certifique-se de que essas pessoas lhe deram permissão de uso de imagem. Gente gosta de ver gente! Incluir pessoas nas imagens gera empatia em quem as vê, pode ser desfrutando dos seus serviços ou até mesmo trabalhando. Lembre-se de que sua equipe também é promotora do seu negócio.


Quando vemos uma foto de outra pessoa, reconhecemos a emoção dela (que podemos já ter experimentado) ou ficamos entusiasmados para experimentá-la. Aposte na capacidade das fotos comunicarem emoção, seus hóspedes estão dispostos a comprar uma experiência!



Mulheres na piscina
Foto: Unsplash

No momento do click


Depois de ter planejado tudo, eis a hora em que a mágica acontece. O ideal é que você tenha um fotógrafo profissional à sua disposição, isso traz mais profissionalismo para seus materiais de publicidade e marketing. Fotos bem feitas uma vez podem ser usadas por muito tempo. Confira o que é necessário para uma boa foto:


1. Regra dos terços: os smartphones já vêm com essa função de fábrica, É uma visão mais estratégica da fotografia. Divida a tela da sua câmera em 3 colunas iguais na vertical e na horizontal. O ponto de intersecção das linhas (4 pontos) é onde seu assunto principal deve estar.



Regra dos terços
Foto: Fotografia Mais

2. Ângulo e posição: fotografias são pontos de vista ou vistas de um ponto. Se você tira a foto de um ângulo mais alto, causa a sensação de fechamento do ambiente. A não ser que esse seja o seu objetivo, evite. Se quer causar a impressão de amplitude, fotografe à sua altura.

3. Enquadramento: posicione ao centro da cena na hora de bater a foto e escolha quais elementos farão parte dela. Não utilize o zoom, aproxime-se!


Faça a edição


Nem sempre todo esforço é suficiente para garantir a melhor foto. É sempre bom lembrar que o ideal é ter bom senso. O fato é que há inúmeros programas de edição de imagens, pode ser até difícil escolher. O ideal é que seja feito pelo fotógrafo que fez as fotos, mas se você quer saber, lhe damos 5 opções:


4. ProCamera (aplicativo de câmera)

5. VSCO (para Android e iOS)


Agora que você já produziu o seu melhor material, utilize suas fotos em seu site, redes sociais e agências online. Quer saber como encantar ainda mais seus hóspedes? Inscreva-se e receba nossas dicas de práticas de sucesso.





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