top of page
  • Foto do escritorPack Solution

Meios de hospedagem: descubra as diferenças

Atualizado: 11 de dez. de 2019

O Ministério do Turismo entende por meio de hospedagem os empreendimentos que prestem serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária ou instrumento contratual.


O SBClass, Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, do MTur, se fundamenta em requisitos que os empreendimentos hoteleiros devem atender para cada perfil.



Resolveu empreender no ramo da hotelaria? Vamos te ajudar a descobrir as diferenças entre os meios de hospedagem e escolher o perfil ideal do seu empreendimento.


Hotel


Hotéis são estabelecimentos com serviço de recepção 24 horas, alojamento temporário, com alimentação ou não, ofertados em unidades individuais, mediante cobrança de diária.

Uma grande parte dos empreendimentos hoteleiros enquadram-se nesse perfil, isso significa que a concorrência pode ser bem maior.

Lembre-se de oferecer serviços acessórios e benefícios para fidelizar seus hóspedes e tornar-se competitivo no mercado.


Hotel Fazenda


Esse tipo de empreendimento tem como requisito principal a localização: ela deve ser em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária e que ofereça entretenimento e vivência no campo.

Promova um estudo antes de apostar nesse perfil e verifique se será possível oferecer os serviços necessários para adequar-se ao que seu hóspede procura.


Cama & Café


Bem mais simples do que os demais, esse perfil de empreendimento oferece apenas, no máximo, três unidades habitacionais em residência na qual o dono resida.

Não se esqueça: assim como os outros perfis, aqui também deve haver serviço de limpeza e café da manhã.


Resort


Um dos empreendimentos mais procurados por hóspedes que querem descansar e se entreter. Os resorts devem ter estrutura de lazer e entretenimento, além de oferecer serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza.

Entregue a melhor experiência para seu hóspede para que ele se torne seu promotor.


Hotel Histórico


Nesse caso, a edificação deve ter sido preservada em sua forma original, ou, tenha sido cenário de fatos histórico-culturais cuja importância foi reconhecida.

Pense se o edifício onde pretende instalar o hotel foi relevante pela memória popular, se teve reconhecimento formal pelo Estado ou, ainda, reconhecimento informal popular ou em estudos acadêmicos.


Pousada


As pousadas podem contar com, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, sendo em prédio único com até três pavimentos ou contar com chalés e bangalôs. Deve ter serviço de recepção e alimentação.

Pretende abrir uma pousada? Abuse da criatividade!


Flat / Apart Hotel


Esse é o perfil que mais se difere dos demais. Os flats devem oferecer acomodações com dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada. Deve possuir serviço de administração, de recepção, limpeza e arrumação.

Faça seu hóspede se sentir em casa!

Quer saber como encontrar os fornecedores certos para ter a melhor estrutura? Leia nosso post sobre a Equipotel.

424 visualizações0 comentário
bottom of page