Pack Solution

12 de nov de 20192 min

Os cinco termos mais importantes na hotelaria

Atualizado: 11 de dez de 2019

Ser hoteleiro não é para qualquer um, não é? Existem muitos termos específicos que nem todo mundo domina. Apesar disso, aqueles que se aventuram nesse ramo precisam estar dispostos a aprender a melhor linguagem para atender seus hóspedes e conduzir as rotinas do dia-a-dia. Vamos ver se você conhece todos os termos?

1. Check In

Abertura de conta em UH a partir de uma reserva previamente cadastrada. Tendo sido reservada determinada UH e tendo se apresentado o hóspede na recepção do hotel informando seu nome, ou nome da empresa ou número do slip de reserva, é possível realizar a abertura da conta com base na reserva.

Essa é a melhor situação! Facilita, sensivelmente, a abertura da conta, uma vez que na reserva estão previstos: tipo de UH, período de hospedagem, valores e, quando necessário, algum requerimento.

2. Check Out

Fechamento de conta em UH. Tarefa simples que consiste em encerrar a conta, até então, aberta na UH. Nessa ocasião se informa a forma de pagamento, podendo ser múltiplas: cheque, dinheiro, cartão de débito ou crédito, ou ainda, no caso específico de empresas, é possível faturar, para o que, posteriormente o setor financeiro emitirá o correspondente boleto bancário.

3. Overbooking

Estouro na capacidade de ocupação. Isso acontece quando o hotel corre o risco e acaba ofertando disponibilidade acima da quantidade de UH’s existentes no empreendimento. Pode acontecer por falhas de gestão, especialmente nos casos em que se recebe uma solicitação de reserva por e-mail ou telefone e não é feito o devido lançamento no sistema de gerenciamento de reservas.

Nesta situação, o hotel assume a responsabilidade de alocar hospedagem em outro estabelecimento do mesmo grupo ou concorrente em condições iguais ou superiores pelo mesmo valor acordado anteriormente com o hóspede, bem como o transporte, caso o hóspede necessite.

4. Voucher

Documento de solicitação de reserva com especificação da cobertura de pagamentos. A empresa que solicita hospedagem, normalmente faz essa solicitação por meio de um e-mail informando também a cobertura de pagamentos: diária, consumos de frigobar e restaurante, despesas com telefonia ou lavanderia e etc. e, se garante no show ou não.

5. No show

Esse tipo de diária aparece nos controles do hotel a partir da situação na qual a empresa reservante garantiu o No Show e ocorreu o fato, ou seja, a empresa garantiu o pagamento mesmo não efetivando a hospedagem.

Quer saber mais sobre hotelaria? Confira 8 dicas para se dar bem!

    3220
    0