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Os cinco termos mais importantes na hotelaria

Atualizado: 11 de dez. de 2019

Ser hoteleiro não é para qualquer um, não é? Existem muitos termos específicos que nem todo mundo domina. Apesar disso, aqueles que se aventuram nesse ramo precisam estar dispostos a aprender a melhor linguagem para atender seus hóspedes e conduzir as rotinas do dia-a-dia. Vamos ver se você conhece todos os termos?




1. Check In


Abertura de conta em UH a partir de uma reserva previamente cadastrada. Tendo sido reservada determinada UH e tendo se apresentado o hóspede na recepção do hotel informando seu nome, ou nome da empresa ou número do slip de reserva, é possível realizar a abertura da conta com base na reserva.


Essa é a melhor situação! Facilita, sensivelmente, a abertura da conta, uma vez que na reserva estão previstos: tipo de UH, período de hospedagem, valores e, quando necessário, algum requerimento.


2. Check Out


Fechamento de conta em UH. Tarefa simples que consiste em encerrar a conta, até então, aberta na UH. Nessa ocasião se informa a forma de pagamento, podendo ser múltiplas: cheque, dinheiro, cartão de débito ou crédito, ou ainda, no caso específico de empresas, é possível faturar, para o que, posteriormente o setor financeiro emitirá o correspondente boleto bancário.


3. Overbooking


Estouro na capacidade de ocupação. Isso acontece quando o hotel corre o risco e acaba ofertando disponibilidade acima da quantidade de UH’s existentes no empreendimento. Pode acontecer por falhas de gestão, especialmente nos casos em que se recebe uma solicitação de reserva por e-mail ou telefone e não é feito o devido lançamento no sistema de gerenciamento de reservas.


Nesta situação, o hotel assume a responsabilidade de alocar hospedagem em outro estabelecimento do mesmo grupo ou concorrente em condições iguais ou superiores pelo mesmo valor acordado anteriormente com o hóspede, bem como o transporte, caso o hóspede necessite.


4. Voucher


Documento de solicitação de reserva com especificação da cobertura de pagamentos. A empresa que solicita hospedagem, normalmente faz essa solicitação por meio de um e-mail informando também a cobertura de pagamentos: diária, consumos de frigobar e restaurante, despesas com telefonia ou lavanderia e etc. e, se garante no show ou não.


5. No show


Esse tipo de diária aparece nos controles do hotel a partir da situação na qual a empresa reservante garantiu o No Show e ocorreu o fato, ou seja, a empresa garantiu o pagamento mesmo não efetivando a hospedagem.


Quer saber mais sobre hotelaria? Confira 8 dicas para se dar bem!


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