top of page
  • Foto do escritorPack Solution

A função do gestor em meio à crise

No mundo das organizações não é incomum encontrar diferentes nomenclaturas para diversas funções e atividades. Uma das mais comuns é gerente e gestor, já parou para pensar nisso? Mas o que essa simples confusão de nomes afeta a sua atividade? Sabe aquela pessoa quem tem toda visão administrativa, operacional e estratégica da empresa? Pois bem, essa é a função do gerente! A pessoa que atua junto aos colaboradores criando um ambiente propício para o desenvolvimento dos departamentos é o gestor, ele é o líder direto da equipe e está comprometido especificamente com aquele setor. O que acontece é que, quando essas funções não estão bem firmadas dentro da empresa, normalmente, em meio a uma crise, uma visão sobressai em prejuízo a outra. É importante, num momento de crise, pensar não somente em aspectos administrativos, mas também no aspecto humano dirigido aos objetivos da empresa. Pensando nisso, o que um gestor precisa saber para organizar os seus durante uma situação difícil?


O que faz um bom gestor?


Antes de mais nada, é preciso ser um bom líder! Um bom gestor precisa identificar suas metas e objetivos junto ao gerente para o bom desenvolvimento da organização e, com responsabilidade, atuar de forma a facilitar e organizar tarefas e procedimentos, além de garantir que uma boa comunicação aconteça.


O gestor tem um compromisso em cuidar do ambiente e dos relacionamentos e interações que acontecem dentro do departamento. Se quiser desenvolver-se nessa função, você precisa pensar em:


1. Motivar a si e à sua equipe. 2. Ser proativo 3. Liderar de verdade 4. Ser comunicador e assertivo 5. Gerenciar conflitos

6. Saber planejar estrategicamente processos e metas 7. Atualizar-se continuamente


Que tipo de influência ele exerce?


O primeiro nível de influência é o motivacional. Se o gestor perde o ânimo e a motivação para trabalhar, ou ainda, perde a esperança de dias melhores, toda a equipe sente e passa a reagir de forma parecida.

Se não houver muito o que fazer, em termos de trabalho, é preciso aproveitar o momento para revisar processos e estratégias e, melhor ainda, buscar conhecimento e inovação. É preciso liderar a equipe para o comprometimento e crescimento, por isso:


1. Trabalhe junto a sua equipe 2. Converse com cada pessoa 3. Dê o exemplo 4. Estimule a cooperação


Como motivar a equipe?


Essa não é uma tarefa fácil, mas eleva as chances de bons resultados. Quando a crise bate à porta, a desmotivação é um dos maiores percalços à continuidade do nível de produtividade e comprometimento dentro da empresa. Não se esqueça: você está lidando com pessoas, gerenciando talentos e, cada uma reage de uma forma. Mas como fazer isso?


1. Crie desafios, metas coletivas ou individuais possíveis de serem alcançadas. 2. Estimule através de feedbacks 3. Capacite e melhore a comunicação da equipe 4. Esteja por perto, apoie o time 5. Engaje as pessoas e seja otimista.

32 visualizações0 comentário
bottom of page