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26 de mar de 20203 min

Tudo que você precisa saber: 7 passos para planejar a retomada após a crise

Um dos setores mais atingidos pela crise do Covid-19 é o hoteleiro, com o cancelamento das viagens e o comércio parado não há público para atender e, com isso, muitos proprietários e gestores optam, sabiamente, por fechar o empreendimento. Por não ser considerado como serviço essencial, a hotelaria permanece à espera de uma boa notícia.
 

 
Sabemos que todo grande progresso sucede uma grande crise. Podemos tomar como um exemplo historicamente recente o boom econômico pós Segunda Guerra Mundial, o período também foi chamado de Era de Ouro por causa da prosperidade econômica vivida.
 

 
Mas o que se deve fazer enquanto a boa nova não chega? Reunimos 7 dicas para planejar a retomada do negócio após a crise.
 

1. Aposte em mídias sociais

Publique conteúdo, gere valor, crie uma estratégia para que as pessoas reconheçam e se identifiquem com a sua marca.
 
Se achar necessário, pense também em demonstrar vulnerabilidade porque isso não é sinônimo de fraqueza e gera empatia.

2. Faça campanhas e ofereça condições especiais

Muitas empresas do setor já aderiram a essa prática. Negocie com seu cliente e estimule o reagendamento ao invés do cancelamento, se ele não estiver motivado a remarcar, ofereça um upgrade no apartamento. Ofereça pacotes com desconto com prazos de utilização de até 120 dias. Busque a formação de caixa a médio e longo prazo.
 

3. Qualifique os colaboradores

Em função da quarentena necessária, muitos colaboradores estão de férias ou em sistema de home office, então esse é o momento perfeito para investir no aperfeiçoamento. Indique cursos gratuitos que possam colaborar para a formação nesse período.
 

 
Mantenha o relacionamento com eles durante a quarentena, isso é viável e possível com inúmeras ferramentas disponíveis no mercado. Faça reuniões constantemente, não deixe que percam o ritmo por estarem em casa.

4. Considere expandir seus canais de venda

Há inúmeras ferramentas que viabilizam o uso da internet como marketplace. Torne seu site mais do que uma vitrine online dos seus serviços, faça com que ele seja também uma loja virtual onde seus hóspedes podem comprar a experiência que você oferece de forma rápida e fácil.
 

 
Portais de venda, agências de viagem, operadores e OTA’s (Online Travel Agencies) são fundamentais para proporcionar mais vendas no final do dia. Esses canais são responsáveis por comparar as melhores condições e participam ativamente do processo de decisão de compra do hóspede. Quem não é visto, não é lembrado! Faça-se presente!

5. Estude possibilidade de sediar eventos

Seu hotel ou pousada tem um espaço bacana? Pesquise, faça contato, fique por dentro dos eventos que estavam para acontecer e precisaram ser remarcados. A maior parte das pessoas vai querer concretizar os eventos planejados com muita rapidez e isso tende a causar um gargalo: muitas pessoas procurando espaços e poucos espaços disponíveis.
 

 
Se você não tem o espaço para eventos, tente fechar pacotes para hospedagem dos participantes. Ofereça condições especiais e faça parceria com outras empresas. Esse é o momento de contar uns com os outros.
 

6. Organize o financeiro e as rotinas
 

Se você tem um PMS em funcionamento, faça o possível para não o dispensar. Isso pode ser muito útil na hora de organizar as entradas e saídas de recursos financeiros. Com ele é possível antecipar com detalhes o que acontecerá com os recursos do seu negócio no futuro e lhe ajuda a tomar decisões de forma mais assertiva.
 

 
Sabe aquela rotina que vai acontecendo conforme o dia a dia pede e não se tem muito tempo para planejar? Esse é o momento para repensar e, quem sabe, aperfeiçoá-la.

7. Encontre e abuse de um diferencial

Em qualquer circunstância é importante que seu hotel tenha algo diferente a oferecer. Passada a crise isso será ainda mais necessário, a competição no mercado será acirrada, por isso prepare-se. Descubra o que você pode oferecer de melhor e acredite, os hóspedes pagam sim pela melhor experiência!
 

 
Se você já vinha praticando algum tipo de análise de feedback, aproveite para utilizar essa fonte de aprendizado a seu favor, entenda que os dados que seus clientes lhe deram podem ajudar a encontrar caminhos para se diferenciar, siga as pistas deixadas por eles.
 

 
Enfim, mantenha-se firme e conte com a ajuda de seus fornecedores, precisamos de toda ajuda possível no momento para juntos superarmos esse desafio!

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